domingo, 27 de abril de 2014

Um livro de cabeceira para esta Páscoa

Gustavo Gutiérrez e Gerhard Muller, o primeiro
da América latina e o segundo da Europa. 
Desde os tempos dos estudos de Teologia, me gostava bastante ler as reflexões de Gustavo Gutiérrez e a sua escola de pensamento eclesial: Teologia da Libertação.
Ainda recordo o dia que escapando da Universidade (Faculdade de Teologia) como Nicodemos, fui ao auditório da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa para escutar, deleitado, ao teólogo Leonardo Boff na apresentação do seu livro: "Saber cuidar. Ética do humano - compaixão pela terra".
Era a onda ecológica! Gostei bastante de escutar a este pensador e teólogo discorrer sobre a busca humana do bem común e da sua interpretação teológica. Na verdade, olhando para trás e fazendo uma re-leitura, vejo com tristeza que naquela altura a 'minha' Faculdade de Teologia tenha marginalizado este teólogo, enquanto que os ditos "pagãos" conseguiam já, nesse tempo, descobrir os sinais de Deus no seu pensamento.
Enfim, nem sempre os ditos baptizados, os ditos filhos de Deus, sabemos ter olfacto para sentir o Deus peregrino no nosso caminhar... E, neste tempo de Páscoa, para sintonizar mais o meu pensar e sentir com o de Francisco de Roma ir aproveitar para ler este livro. Valerá a pena...

Sem comentários:

Enviar um comentário