domingo, 13 de abril de 2014

Retiro de Semana Santa: Rascafria

Real Monasterio de Santa Maria del Paular, Rascafria
Depois de várias semanas santas cheias de trabalho, com actividades semanais e bonitas celebrações ao vivo e com multidões, decidi que a semana santa deste ano seria de uma mudança total: silêncio e oração interiores. Como que buscava um outro olhar para o mistério da Cruz e Ressurreição
Para poder realizar este projecto, busquei na internet os mosteiros beneditinos. Queria assim como hospede, - os irmãos queridos e amados por São Bento -, viver a Semana Santa de acordo à liturgia monacal e com a Lectio divina.
Para que a distância entre o sonhar e o viver não fosse muito comprida, escolhi o mosteiro beneditino de Rascafria, que situado na serra de Guadarrama, a uns 100 km ao norte da cidade de Madrid.
Foi recebido pelo monge hospedeiro de origem cabo-verdiana. Seu nome José Benvindo, natural de Pedra-Badejo, Santiago, Cabo-Verde.
Tive a felicidade, - na verdade Deus tem sempre muitas surpresas! -, de fazer o caminho de Madrid até Rascafria com o casal Delfino e Carmen, uns amigos do Pe. Victor Cabezas, espiritano espanhol, e que também vieram a este mosteiro beneditino viver um retiro de silêncio antes da semana santa. E, vai de aí, a feliz boleia que me ofereceram.
Acesso ao Mosteiro
Depois de uma hora de viagem, chegámos a Rascafria. Eram quase as duas da tarde, hora de Oração Sexta e da comida. Deixando as nossas pertenças na mala do carro, fomos, seguindo o nosso monge-guia, até à capela da comunidade onde rezámos a Hora Sexta do Breviário.
Após este momento de canto e oração, no silêncio próprio deste lugar, passámos ao refeitório. Em silêncio, degustámos o parco e sóbrio almoço preparado.
Minutos mais tardes, o monge José mostrou-nos os quartos que nos correspondiam. E, em jeito de despedida à boa maneira beneditina, nos exortou: "sois nossos hospedes! Mas, aqui, todos somos hospedes e peregrinos do Senhor! Boa estância e desfrutem"! E sumiu-se caminhando pelo estreito corredor da zona dos quartos...

«Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» Mt 6,6-8

Sem comentários:

Enviar um comentário