segunda-feira, 1 de outubro de 2012

São Bento da Porta Aberta

A medalha de São Bento
 No mês de Setembro, com os mais pais, fui visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta. Este lugar de grandes peregrinações está situado a uns 40 km de Braga. Durante os três meses do verão, mais ao domingo que à semana, é o lugar favorito, talvez o número 1, das peregrinações no Norte de Portugal.
Recentemente foi remodelado e tem uma nova Igreja. Está muito bonito o enquadramento e arquitectura deste recinto sagrado. Estando no interior dele, somos convidados a rezar com a natureza da serra do Gerês que o circunda e envolve.
Outro aspecto que chama a atenção de quem o vista é a quantidade de peregrinos que visita este santuário. Foi com os meus pais numa terça-feira, e fiquei surpreendido com a quantidade de gente que por lá havia. Por ser dia da semana, pensei que seriamos uns quantos gatos pingados... Agora imagino o que será num domingo! E, reparei que 90% das pessoas que visitavam este santuário eram emigrantes e os seus familiares que aproveitando as férias e a visita aos familiares, também queriam visitar o seu santo da devoção e encomendar-lhe um ano mais de trabalho e luta no estrangeiro...
O seu nome "São Bento da Porta Aberta" deve-se que nos inícios da fundação de Portugal e fruto das peregrinações a Santiago de Compostela, muitos peregrinos passavam por este local, onde antes só existia uma ermida e por aí pernoitavam... Como a ermida era dedicada a São Bento, fruto do ardor missionários do frades beneditino, o lugar tomou o seu nome. O título "Porta Aberta" faz referência a que esta ermida de São Bento tinha sempre a sua porta aberta para acolher e dar hospedagem a todo aquele que por aquelas bandas passava em peregrinação. A ninguém que batesse aquela porta se lhe negava o acolhimento. E ainda hoje é assim... basta ver o grande número de romeiros... 
Santuário de São Bentinho da Porta Aberta
Para ver mais fotos deste encantador lugar do norte de Portugal, basta clicar aqui.

«Concede ao teu servo uma longa vida e eu cumprirei as tuas palavras. Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Sou um peregrino nesta terra; não me escondas os teus mandamentos. A minha alma suspira sem cessar, desejando conhecer os teus juízos». Sal 119,17-20

Sem comentários:

Enviar um comentário