quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Márcio, ordenado... a caminho da Bolivia...

O livrinho da Ordenação.
No domingo 9 de Setembro de 2012, foi ordenado sacerdote o jovem Márcio Asseiro. Sendo já membro da Congregação do Espírito Santo, foi ordenado na sua terra natal. O seu destino missionário é a Bolívia, país da América do Sul, onde de momento vive e trabalha uma equipa espiritana internacional.
Se Deus quiser, no próximo ano de 2013, já estará a trabalhar nessa terra, integrando a equipa internacional espiritana que aí trabalha e evangeliza.
O superior do grupo internacional da Bolívia, Pe. Leonardo, esteve presente e com ele todo o grupo espiritano que trabalha neste pais. Disse que gostou muito da celebração. Que desfrutou ver de perto o animo e alegria das pessoas e levou uma preocupação: que o grupo da Bolívia não poderá receber o Márcio com tanta pompa e circunstancia, como o que ele aqui presenciou.
Na verdade, a paroquia de Reboreda, a de Lovelhe e a Mentrestido uniram esforços e se congregaram para juntas celebrarem esta ordenação e assim participarem da missão.
O Pe. Márcio com os seus pais e irmã.
Às duas da tarde, a fanfarra dos escuteiros dirigiu-se a casa dos pais do Márcio para acompanharem-no até à capela de Santo Amaro. Aí os sacerdotes, o diáconos e o bispo ordinante, D. Anacleto, se revestiram dos paramentos e, em seguida, em procissão litúrgica caminharam até ao recinto da Igreja Paroquial de Reboreda. Convém mencionar que neste percurso havia uns dez miúdos com fotografias 
Às três da tarde, já no recinto da Igreja Paroquial de Reboreda cerca de 1000 pessoas deram cor e vida à festa da ordenação. Todos os grupos paroquiais estiveram presentes.
De salientar que o coro que animou esta celebração era um símbolo desta mesma celebração: os coros das três paroquias (Lovelhe, Mentrestido e Reboreda) uniram-se para em uníssono cantarem as maravilhas que Deus através dos homens e mulheres vai realizando e nesta celebração com o dom do Pe. Márcio.
O Pe. Márcio Asseio na sua ordenação
Após ter vivido uma semana de preparação para este momento, durante a celebração, recordei as palavras de uma senhora de idade que visitei com a equipa missionária e que me segredou, com um sorriso maroto: "Estou doente e acamada; mas se Deus quiser, no domingo farei todo o esforço para estar lá na Igreja". Na verdade, não sei se ela veio como queria ou se estava na assembleia e eu não a vi. O que realmente posso afirmar é que tanto na semana como no domingo deu para comprovar que esta celebração foi um momento de fé e de missão.

«Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco!" Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: "A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós". Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos".»

Sem comentários:

Enviar um comentário