quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Santa Lucia... Vi-a-ana

Uma moradia vizinha ao seminário
No mês de Setembro, visitei a Casa Espiritana que se situa em Viana do Castelo, cidade capital do distrito mais ao norte de Portugal. É uma cidade encantadora. O seu rio Lima, que tranquilo e majestoso, se funde suavemente nas arrebatadas águas do Atlântico.
Do segundo piso da casa espiritana, está uma sala corredor, antigo balcão que hoje está tapado com telhado e paredes, e que dá para o visitante saborear a vista no deslumbrante panorama que esta magnifica cidade nos apresenta.
Ao lado desta casa, está uma moradia em forma de castelo que parece querer evocar a famosa lenda do nome desta cidade: Vi a Ana = Viana! Mais informação, é ir à página do Wikipédia...
A cidade de Viana e o rio Lima
Depois do almoço com os confrades e de dois dedos de conversa, fui visitar o Santuário do Monte de Santa Luzia. Desde aqui pode-se apreciar esta cidade de Viana do Castelo, qual lavradeira minhota, cheia de colares de ouro e bem adornada em linho, com o rio Lima a seus pés.
O Sagrado Coração de Jesus
Também aqui foi notável o grande número de turistas que vi. Como o tempo não oferecia grandes condições para desfrutar o mar e a areia da praia do Cabedelo, penso que seguramente muitos deles preferiram visitar este imponente santuário. Num estilo neogótico, em forma de cruz grega, sendo iniciada a sua construção no princípio do século XX, está dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Nota-se que há uma clara inspiração no Santuário de Notre-Coeur de Paris. Mas impacta ver toda esta construção ser feita em granito, pedra abundante da região e do norte de Portugal.
Sem lugar a dúvidas, foi uma excelente tarde!

Sem comentários:

Enviar um comentário