terça-feira, 9 de outubro de 2012

Exposição Missionária

O painel da Exposição Missionária
Numa das salas da Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima, durante este ano, o ANIMAG (equipa de animação missionária dos Religiosos Missionários em Portugal) decidiu fazer e promover uma exposição missionária subordinada ao tema "Alarga o espaço da tua tenda", tomando as palavras do profeta Isaías (Is 54,2): "Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas, porque vais aumentar por todos os lados".
Visitei no domingo 16 de Setembro esta exposição e fiquei contente pelo o que aí vi e ouvi. Vale bem a pena "gastar" aproximadamente uma hora para desfrutar esta mostra do que a Igreja Missionária vai realizar no nosso mundo e assim sentir o palpitar de tantos homens e mulheres que deixaram tudo por Jesus Cristo.
Outro aspeto importante desta exposição missionária é que ela é um sinal de unidade e comunhão. Foi idealizada, criada, promovida e levada a cabo pelas diferentes congregações ou institutos missionários portugueses que, em conjunto, deram à luz este bonito projeto. Servir a missão e fazer crescer o Reino de Deus é não tarefa individual, mas compromisso de comunhão de sintonia.
Penso que as palavras de Isaías (54,2) têm então pleno significado, pois estas foram dirigidas ao povo num momento de desespero e tristeza, contendo um novo alento e uma nova esperança, são palavras de consolo, um anúncio de uma nova vida; basta ver e ler os verbos usados: alargar, estender, esticar, fixar e aumentar. Tudo gira numa ação de novidade, de que algo inesperado surgirá com a ação de Deus no povo e na história. Ser missionário é isto mesmo: ver a ação de Deus no povo e em favor do povo.


«Exulta de alegria, estéril, tu que não tinhas filhos, entoa cânticos de júbilo, tu que não davas à luz, porque os filhos da desamparada são mais numerosos do que os da mulher casada. É o Senhor quem o diz. Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas, porque vais aumentar por todos os lados. Os teus descendentes possuirão as nações, e povoarão cidades desertas». Is 54,1-3

Sem comentários:

Enviar um comentário