segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dia 2: 23 de Janeiro de 2008

O dia amanheceu mais frio do que o dia anterior... com o efeito do frio que se faz sentir o seminarista Juan (Ian, em eslovaco, é um seminarista diocesano que se encontra a fazer a sua experiência missionária na paróquia de Tanlajás) está com gripe e alta temperatura... foi a nossa primeira baixa em combate...
As irmãs preparam um chá de picante com umas ervas (não soube quais eram) para que mais ninguém ficasse de cama... outros comentaram que ao chá falta o piquete tradicional: tequilla!

Às 8.00 horas, demos início ao nosso segundo dia de retiro com a oração de Laudes, orientada pelo nosso patriarca: Pe. Frank... que já vive no México há 32 anos, isto é, quando eu nasci, ele chegou a este país... por isso, com razão, se considera o nosso maior, o nosso mais velho!
Às dez da manhã, evocando o Espírito Santo, entrámos no primeiro encontro de reflexão comunitária, subordinado ao tema: “Abandono e confiança em Deus”. Este tema foi iluminado pela evangelho de Mateus (6,25-34) e pelos escritos de Libermann.
Ao final da manhã, celebrámos la Santa Missa, presidida pelo Pe. Fidelis, nigeriano, e animada pelo nosso mariachi de serviço, Pe. Miguel. Às duas da tarde, juntos partilhámos o almoço ricamente confeccionada pelas irmãs da Santa Cruz; pertence a uma congregação que promoção a Adoração Eucarística e o sacrifício em favor dos sacerdotes. Por isso, e como razão, nos tratam sempre com uma amabilidade excepcional.
No inicio da tarde deste dia, re-iniciámos a nossa reflexão. Tocámos o tema da Vida Comunitária: suas implicações, suas inquietações, suas qualidades e os seus frutos para a vida missionária e espiritana.
Às sete e meia, rezámos a oração da tarde.
Depois de um frugal jantar, tivemos um momento informal de partilha fraterna. Conversámos sobre as nossas actividades, os nossos projectos paroquiais e missionários.
Quando o “Tanque” do convento se preparava para o seu turno de trabalho, isto é, as irmãs têm um cão de guarda que foi baptizado com o nome de “Tanque”... na verdade, é um verdadeiro tanque: um pastor alemão que mete medo ao mais valente dos homens... segundo as irmãs, está treinado para vigiar e não só... (ainda não descobri a que se referem com isto do 'não só'); então, cada um de nós, faz 'respeitinho, muito respeitinho', porque quando chega “Tanque”, é a hora de entrar na casa e não sair mais... quer dizer, chegou a hora de dormir...

3 comentários:

  1. Folgo em ler da tua alegria e do teu serviço aí por essas terras tão longe... Tenho a trabalhar comigo no jornal um «chato» dos jovens sem fronteiras que anda sempre com a cebeça longe, e não se esquece de me lembrar a todos vocês que andam tão longe. Um abraço grande em Cristo.

    Pe. Francisco Mendes

    ResponderEliminar
  2. he reconocido Padre Andrès y Padre Miguel. Verdad?

    Sorry, porque todavìa no hablo español,
    menos portugués!

    la proxìma vez!

    Abrazo Tiago!

    ResponderEliminar
  3. visite el blog- www.virgemdeguadalupe.blogspot.com

    ResponderEliminar