sábado, 26 de janeiro de 2008

Bênção das autoridades em San Antonio, no primeiro dia do Ano...

No dia 01 de Janeiro, como vem sendo tradição (e, por sinal, uma boa tradição...) realizou-se a bênção das autoridades religiosas, comunitárias e civis. Neste dia, por voltas das dez horas da manhã, o presidente da câmara e o sindico municipal (cargo municipal que tem que ver com as leis e regulamentos, que exerce uma função de arbitro na relação governo municipal e cidadania) deram posse como autoridades competentes às pessoas escolhidas pelas suas comunidades para este ano de 2008.
Na tomada de posse, cada autoridade comunitária recebeu o bastão, símbolo do cargo confiado e da nomeação popular feita por aclamação. Este processo pode parecer pouco democrático (se bem que é democrático, pois democracia significa dar ao "demos", povo em grego, o poder de decidir, daí "cracia"). Não é utilizado o voto secreto, pois na cultura tenek, o modo tradicional e próprio é por aclamacao popular.
No mês de Outubro, cada comunidade do município de San Antonio realiza a sua reunião de nomeação das novas autoridades. Nesta reunião, elegem-se três ou quatro possíveis candidatos, tendo como critérios que seja uma pessoa casada, homem ou mulher trabalhador e nada dados a problemas na sua comunidade, ou seja, que, na medida do possível, seja uma pessoa de bem...
Após este momento, a comunidade escolhe o candidato, sendo esta escolha feita por aclamação unânime, numa reuniao convocada para este fim. Toda a comunidade deve pronunciar o seu nome ou levantar a mão em sinal de acordo.
Ao fim da cerimonia pública e oficial de tomada de posse das novas autoridades, o presidente da câmara de San Antonio, acompanhado da sua esposa e seu staff, dirige-se para a Igreja Paroquial, a fim de participar na Santa Missa e no rito da bênção das autoridades.
Convém também frisar que nesta Missa participa muita gente, se a comparamos com os demais domingos. Toda a gente faz o possível e o impossível por estar presente. O sentimento, de uma forma geral, é de acção de graças e de súplica pelo novo ano.
No momento da acção de graças, cada autoridade comunitária que foi nomeada é apresentada à comunidade paroquial. Depois, seguindo-se o ritual tenek de benção, faz-se a oração, com a incensação (é o gesto ou o sinal que o povo tenek tem para manifestar a presente de Deus).
Terminada esta parte, no petate (esteira de palha), cada um na sua vez, cada autoridade, de joelhos, e com o bastão na mao, símbolo da autoridade, é benzida com água bendita, como se pode observar na foto.

«Recorda-lhes que sejam submissos e obedientes aos governantes e autoridades, que estejam prontos para qualquer boa obra, que não digam mal de ninguém, nem sejam conflituosos, mas sejam afáveis, mostrando sempre amabilidade para com todos os homens». Tit. 3,1-2

Sem comentários:

Enviar um comentário