segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dia 3: 24 de Janeiro de 2008

Como de costume, neste retiro, às sete e meia da manhã, de pijama e chinelos, com a cara ainda por lavar, em procissão pelo corredor que dá acesso aos quartos, fui tocando a campainha para o despertar. Ninguém saiu ao corredor... Porque será?
Meia hora depois, na capela, todos dávamos início a mais um dia de retiro, cantando o hino da oração da manhã.
Às dez da manhã, com o Pe. Agostinho, reflectimos sobre a Oração do Missionário segundo a perspectiva de Libermann. Encantou-me que, no fim desta exposição, houve um tempo prolongado de partilha de experiência entre nós, sobre as nossas dificuldades, sobre os nossos medos, bem como, as nossas alegrias e encontros na oração comunitária e pessoal.
À uma da tarde, celebrámos a Santa Missa. Hoje, tocou-me a mim a presidência dessa Missa.

Às duas da tarde, o sol estava verdadeiramente quente para esta altura do ano. Almoçámos e, como o sol convidava a “fazer o quimo e quilo”, muito obediente, fui sestar..., isto é, fazer a siesta a la mexicana!!!

Às quatro da tarde, tivemos a reflexão comunitária, conduzida pela nosso pregador de serviço, Pe. Agostinho. Abordámos o tema da União Prática (RVE, nº5 e 88).

Neste dia, tivemos a nossa celebração de reconciliação comunitária. Ao fim desta, jantámos.
E assim mais um dia terminou...

«
Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: "Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar". O Senhor respondeu-lhe: "Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada".» Lc 10,8-42

2 comentários:

  1. olá amigo!
    gosto muito desse texto...só não percebo porque é que as martas levam sempre na cabeça e ainda por cima por trabalharem!!!
    Estou a brincar. Acção e contemplação, união prática o ideal.
    beijinho e bom trabalho.
    marta :)

    ResponderEliminar
  2. Hola Tiago,

    C'est par le grand hasard que je trouve ton blog!

    C'est beaucoup d'émotion de revoir des visages et des paysages connus.

    Hasta pronto!
    Bien fraternellement

    Guîta

    ResponderEliminar