sexta-feira, 8 de junho de 2012

Yo soy 132 = #yosoy132

No dia 11 de Maio, um dos candidatos a Presidente de México aceitou o convite da Universidade Ibero-Americana e visitou-a.
A Universidade Ibero-americana é uma universidade privada, umas das mais caras, falando de propinas, e segundo o que dizem, os Jesuítas estão na sua fundação e atual direção, mas isto não o posso confirmar. Mas ouço!
O objetivo desta visita de campanha eleitoral foi promoção do voto e fazer uma breve exposição e debate com os alunos sobre o programa de governo deste candidato.
Muitos dos jovens desta Universidade não conformes com as posições e opiniões deste candidato e com a maneira como as duas maiores estações televisivas mexicanas estão a dar cobertura às eleições presidenciais 2012. Por isso, resolvem manifestar a sua indignação e clamor, assim como casos não resolvidos ou mal governos pelo candidato.
Alguns deles mostraram panfletos com o nome Atenco, e dos seus assentos no auditório da Universidade quase a gritos pediram ao candidato que os escutasse e que ouvisse as suas perguntas: Por quê Atenco? Donde estão os culpáveis? Que fez quando foi governador?
Isto desatou uma crise política e autêntico vendaval social... cliquem aqui e vejam os vídeos...
E, daí surgiu um movimento de estudantes que buscam a informação livre de manipulação por parte dos grupos de pressão dos partidos ou candidatos, pois queixavam-se que as duas grandes companhias de televisão do México estão apresentando informação e noticias como se o candidato preferido destes fosse um produto mais para vender com bonita publicidade.
Isto traduziu-se numa serie de marchas, de protestas, de comícios e assembleias convocadas, organizadas e dirigidas pelos estudantes, tanto do ensino privado como público... e estamos a 4 semanas das eleições. O que quer dizer que o ambiente está quente... mesmo muito quente. Em ebulição!!!
E, porquê o numero 132? Por que esse candidato que foi à Universidade Ibero-Americana resolveu dizer que os jovens que o criticam são apenas uns 131 de jovens manifestantes, não era um grupo com grande expressão. Mais, ousaram chamar-lhe de jovens que eram comprado, levados pela oposição para fazer número... De imediato, estes mesmos jovens se lançam ao Youtube e subiram um vídeo dizendo: "Eu sou 131!"... isto fez nascer outros grupos de jovens que se associavam e diziam nós também somos 132. Com isto e devido a isto, os jovens fizeram marchas e protestos nas ruas e, principalmente, em frente dos edifícios das duas grandes estações de televisão do México para pedir a palavra e liberdade de informação e esta sem manipulação...

«Exorta igualmente os jovens a serem moderados, apresentando-te em tudo a ti próprio como exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de dignidade, de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários fiquem confundidos, por não terem nada de mal a dizer de nós». 1Ped 2,6-8

Sem comentários:

Enviar um comentário