sábado, 2 de junho de 2012

Eleições no México...

Os boletins de voto...
No dia 1 de Julho, México votará para o próximo Presidente da Republica, para os senadores e deputados federais. Também em alguns estados haverá mudança nos governos estatais e municipais. Estamos num ano eleitoral... e, aqui, as eleições são vividas com paixão exacerbada...
Desde 30 de Março, por todas as ruas e avenidas de qualquer cidade têm notado uma grande quantidade de panfletos e pósteres anunciando e publicitando partidos e políticos... por todos os lados o assunto é sempre quem ganha e quem perde... Como não há a reeleição, então, este assunto é vivido com os nervos e as emoções à flor da pele.
São 4 os candidatos que disputam a presidência da Republica, apoiados por 4 partidos, sendo três deles os partidos com maior representação de poder: o PRI (Partidos Revolucionário Institucional) que apoia a Enrique Peña Nieto, o PAN (Partido de Ação Nacional) que lança por primeira vez a uma mulher em campanha: Josefina Vazquez Mota e o PRD (Partido Revolucionário Democrático), com a sua organização social MORENA (Movimento de Regeneração Nacional) apoia a Andrés Manuel  Lopez Obrador, que pela segunda vez consecutiva tenta sentar-se na cadeira presidencial.
Fotografia dos 4 candidatos presidenciais
Há um quarto partido que se chama NA (Nova Aliança), rama partidarista do sindicato de professores, sendo este o maior sindicato da América Latina. O candidato deste partido é um homem de nome Gabriel Quadri, totalmente desconhecido, e querendo ser um "outside" cidadão quer inverter a tendência da tríade dos partidos políticos no México.
O ambiente está quente... aparte há muito dinheiro em jogo, tristemente... e como sempre as promessas são fáceis de dizer, mas muito difíceis de cumprir... e a caça ao voto é imparável! Assim, "ânimo, amanhã será pior"!
Só espero e rezo para que o elegido, seja ele quem seja, cumpra as suas promessas e faça o verdadeiro propósito de levar este México, querido, pelos caminhos da Paz e Justiça com Dignidade!

«Que todos se submetam às autoridades públicas, pois não existe autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade opõe-se à ordem querida por Deus, e os que se opõem receberão a condenação. É que os detentores do poder não são temidos por quem pratica o bem, mas por quem pratica o mal. Não queres ter medo da autoridade? Faz o bem e receberás os seus elogios. De facto, ela está ao serviço de Deus, para te incitar ao bem. Mas, se fazes o mal, então deves ter medo, pois para alguma coisa ela traz a espada. De facto, ela está ao serviço de Deus para castigar aquele que pratica o mal. É por isso que é necessário submeter-se, não só por medo do castigo, mas também por razões de consciência. É também por essa razão que pagais impostos; aqueles que têm de se ocupar disso são funcionários de Deus. Dai a cada um o que lhe é devido: o imposto, a quem se deve o imposto; a taxa, a quem se deve a taxa; o respeito, a quem se deve o respeito; a honra, a quem se deve a honra». Rm 13,1-7

Sem comentários:

Enviar um comentário