quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A provincia da Irlanda...

Durante seis anos, o Pe. Peter Conaty foi superior do Grupo Internacional do México. Com ele, iniciei o meu trabalho missionário em Tanlajás, México. Actualmente, é o primeiro assistente do Provincial da Irlanda e também é o presidente da associação educativa "Des Places Education Association". Esta associação tutela a dimensão educativa, dando unidade, carisma e identidade aos cinco colégios fundados, desenvolvidos e dirigidos pelos espiritanos.
Foi ele quem me mostrou alguns dos muitos trabalhos e espaços missionários que a congregação do Espírito Santo desenvolve na Irlanda: Blackrock's, Rockwell's and St. Michael's Collegues, Temple Park House, Kimmage Manor House. No passada, os espiritanos na Irlanda foram um grupo de 1000 membros. Actualmente, são uns quatrocentos, dos quais cento e cinquenta trabalham no exterior do pais. Não fiquemos tristes. A crise das vocações, a crise de valores que afecta a sociedade actual, ligado ao recente boom económico trouxe consigo um natural arrefecimento espiritual e missionário, e as congregações missionárias sentiram os seus efeitos, e claro que os espiritanos também não ficaram isentos nem incólumes.
Fiquei alojado em Kimmage Manor House, antigo grande colégio e seminário espiritanos. Por ele se formaram mais de mil missionários. Actualmente, está dividido em três secções: Mariam House, que é um espaço que acolhe os nossos missionários doentes e que necessitam cuidado permanente. Depois está a comunidade Kimmage, que alberga 100 espiritanos aposentados, mas que podem levar uma vida activa, com semi-independência, e com cuidado médico 24 horas. Por fim, está a secção Shanahan House.
Foi nesta secção que fiquei alojado. São dois edifícios, construídos de raiz nos terrenos da antiga quinta que alimentava o seminário, e que estão pensados para favorecer uma diversidade de trabalhos, de compromissos e situações. Tive como companheiro de habitação: Marc Whelan, responsável “Carism and Identity” e membro da equipo de liderança e animação provincial. Nesta parte da comunidade de Kimmage, cerca de 50% da comunidade são pessoas que estão estudando ou de passagem por Dublin, como eu!

«Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja. Foi dela que eu me tornei servidor, segundo a missão que Deus me confiou para vosso benefício: levar à plena realização a Palavra de Deus, o mistério escondido ao longo das gerações e que agora Deus manifestou aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer a imensa riqueza da glória deste mistério entre os gentios: Cristo entre vós, a esperança da glória!» Cl 1,24-27

Sem comentários:

Enviar um comentário