terça-feira, 27 de outubro de 2009

150 anos da vida!

Em 1859, precisamente há 150 anos atrás, no dia 28 de Outubro, na festa de São Simão e São Judas, Apóstolos que foi fundada a província dos Missionários do Espírito Santo na Irlanda.
Foram três padres espiritanos que saíram de França e começaram este projecto. A semente caiu à terra e deu fruto...

«Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor". Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: "Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir"». Lc 4,17-21

Esta celebração jubilar contou com a presença da Presidente da Republica de Irlanda, a Sra. Dra. Mary McAleese, e do Arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, entre outros. O provincial de França, Pe. Gilles Pages, esteve presente, representando à província de origem dos três sacerdotes espiritanos fundadores da actual província de Irlanda. Felicidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário