sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dois antigos combatentes...

Diz-se que cada um morre como vive... "mutatis mutandis". Quando olhamos para a forma como se vive o mistério da morte, como é celebrado, entendemos a profundidade do sentimento dum povo, entramos num espaço que é reservado, sagrado... É como ter as coordenadas que nos ajudam a identificar a impressão digital da cultura desse povo... É ter acesso à sua reserva espiritual mais profunda e única.
Com isto não quero justificar a minha atitude pseudo-cultural-turística... nem estava assim tão filósofo... Mas, realmente, gostei do que apreciei.
Também tive a oportunidade de rezar e estar onde descansam dois "combatentes" do México. Digo, visitei o cemitério onde estão sepultados dois dos iniciadores da missão espiritana na Huasteca- México.
Na foto de cima, pode-se ver a sepultura do Pe. Joseph Tobin, irlandês, o qual viveu mais de 20 anos no México, mais concretamente na Paroquia de San Antonio. Foi ele que construiu grande parte dos edifícios que são hoje em dia o centro paroquial. Assim como, foi ele que desenvolveu enormemente as comunidades que fazem parte da paroquia. Falar de San Antonio é indiscutivelmente falar da sua vida e obra.
Uns quantos metros atrás, encontra-se a sepultura do Pe. Patrick Townsend, que podem observar na foto que se encontra no lado direito.
Pe. Patrick foi o primeiro padre a viver em San Antonio. Até à sua chegada, o padre vinha a esta paroquia uma vez por ano... dependia de muita coisa... e o mais certo e seguro era vir uma vez por ano. Baptizava, celebrava o matrimonio, confessava, administrava os sacramentos, dava umas exortações e seguia para a sua paroquia.
Quando este homem chegou, San Antonio deu uma giro de 180 graus na sua vida espiritual e religiosa. Infelizmente, ou felizmente, como vocês queiram interpretar, este homem de Deus só viveu 6 meses em San Antonio. Um ataque cardíaco fulminante tirou-lhe a vida no dia 30 de Outubro de 1971, seis meses depois de ter chegado à Huasteca potosina.
Em atitude de gratidão e carinho para com o seu primeiro pastor, os fiéis de San Antonio exigiram das autoridades locais e estatais autorização para sepulta-lo na Igreja Paroquial.
Em 1999, a sua família viajou de Kilkenny, Irlanda a San Antonio, SLP, México para trasladar os seus restos mortais.
Por isso, foi com muito gosto e alegria que ao estar no cemitério espiritano pude rezar e admirar a vida destes dois gigantes da missão no México. Mas não basta admirar, há que seguir pedindo ao Senhor da Missão por muitas e santas vocações!
Ó Maria, rainha das missões, dai-nos muitos e santos missionários!

«Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel. A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda». 2Tm. 4,7-8

Sem comentários:

Enviar um comentário