segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O mundo é de facto uma aldeia

Era noite para uns, madrugada para outros e dia para outros, quando a aldeia global sintonizou-se no "youtube" para ver cantar e, talvez por que não, dançar ao som e ritmo dos U2. Desde o estádio Rose Bowl de San Francisco, deram um concerto para todo o planeta, inserido na sua tour 2009.
Pessoalmente, gosto da música deles, e aparte como estou na sua terra natal, não podia perder este concerto. Também havia outra razão: era grátis... Assim, deitei-me cedo para na madrugada do dia 26 despertar para ir ver o concerto.
Confesso que, a principio, desconfiei da tecnologia... talvez não aguentasse com tantos usuários conectados. Mas, felizmente, foi só o meu medo. Pude desfrutar do concerto ao vivo e, tal como milhares de usuários pelos cinco continentes, vibrar com as suas canções.
Enquanto ouvia algumas da suas melodias, não deixava de pensar no fabuloso que é esta tecnologia.
Esta globalização, esta busca da comunhão como que falam alto, como que apontam que o ser humano vive e busca o sonho duma humanidade em total comunhão... ainda que as línguas nos dividam, as culturas criem barreiras, o fosso causado pela distribuição das riquezas sejam factores que provoquem conflitos e injustiças, penso que iniciativas como esta manifestam a anseia de comunhão, o desejo de fraternidade, a sede e a fome de Deus. Foi interessante ouvir da parte deste grupo o apelo a acabar com fome e as dividas dos países do chamado terceiro mundo.
Podemos dizer que esta, como outras acções e iniciativas, são puras estratégias de marketing, uma maneira mais de enriquecer e que no fundo não passam de flash hipnóticos. Contudo, eu prefiro acreditar na boa vontade, bondade e sinceridade das pessoas, por que, no fundo, somos todos humanos, pertencemos a esta humanidade, que é imagem e semelhança de Deus... d'El vimos e para Ele vamos, através destas sendas e caminhos frágeis.
Que o Espírito Santo nos dê a sua força de comunhão, de unidade e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário