As irmãs preparam um chá de picante com umas ervas (não soube quais eram) para que mais ninguém ficasse de cama... outros comentaram que ao chá falta o piquete tradicional: tequilla!
Às 8.00 horas, demos início ao nosso segundo dia de retiro com a oração de Laudes, orientada pelo nosso patriarca: Pe. Frank... que já vive no México há 32 anos, isto é, quando eu nasci, ele chegou a este país... por isso, com razão, se considera o nosso maior, o nosso mais velho!
Às dez da manhã, evocando o Espírito Santo, entrámos no primeiro encontro de reflexão comunitária, subordinado ao tema: “Abandono e confiança em Deus”. Este tema foi iluminado pela evangelho de Mateus (6,25-34) e pelos escritos de Libermann.
Ao final da manhã, celebrámos la Santa Missa, presidida pelo Pe. Fidelis, nigeriano, e animada pelo nosso mariachi de serviço, Pe. Miguel. Às duas da tarde, juntos partilhámos o almoço ricamente confeccionada pelas irmãs da Santa Cruz; pertence a uma congregação que promoção a Adoração Eucarística e o sacrifício em favor dos sacerdotes. Por isso, e como razão, nos tratam sempre com uma amabilidade excepcional.No inicio da tarde deste dia, re-iniciámos a nossa reflexão. Tocámos o tema da Vida Comunitária: suas implicações, suas inquietações, suas qualidades e os seus frutos para a vida missionária e espiritana.
Às sete e meia, rezámos a oração da tarde.Depois de um frugal jantar, tivemos um momento informal de partilha fraterna. Conversámos sobre as nossas actividades, os nossos projectos paroquiais e missionários.
Quando o “Tanque” do convento se preparava para o seu turno de trabalho, isto é, as irmãs têm um cão de guarda que foi baptizado com o nome de “Tanque”... na verdade, é um verdadeiro tanque: um pastor alemão que mete medo ao mais valente dos homens... segundo as irmãs, está treinado para vigiar e não só... (ainda não descobri a que se referem com isto do 'não só'); então, cada um de nós, faz 'respeitinho, muito respeitinho', porque quando chega “Tanque”, é a hora de entrar na casa e não sair mais... quer dizer, chegou a hora de dormir...



















