terça-feira, 17 de abril de 2012

Manhã de Retiro... espirito de comunhão

Na manhã da Terça, 17 de Abril, tivemos um momento de reflexão. Foram umas notas soltas sobre a nossa espiritualidade, a nossa fraternidade.
Gostei do que ouvi e o coração fugiu-me para o México, recordando o retiro que tivemos este ano na casa "Agua Viva", Amecameca, Edo., onde durante uma semana escutamos o que é viver o espirito de comunhão ao serviço da Igreja, da Sociedade, fazendo crescer o Reino...
No poema "Mensagem" de Fernando Pessoa, aí a certa altura se exclama: "E disse no fim de tremer três vezes: 'Aqui ao leme sou mais do que eu: sou um povo que quer o mar que é te teu'." Não iremos pelo patriotismo de pessoa, mas podemos dar-lhe um sentido teológico a esta frase... no leme ou lemes de tantas actividades pastorais, missionárias e espirituais, ainda que às vezes só um ou dois vão ao leme... como familia espiritana, como familia misionária somos todos os que vamos neste barco, e por somos mais do que ele ou eu que vamos ao leme...
Talvez aqui convenga resaltar o texto biblico inspirador de São Lucas: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor».
E, com este texto, podemos ler a nossa regra de vida: «Enviado pelo Pai e consagrado pelo espírito Santo, Jesus Cristo veio salvar todos os homens. O mesmo Cristo prossegue hoje no mundo esta missão de salvação, da qual a Igreja é o sacramento. É no coração do Povo de Deus e entre outras vocações, múltiplas e diversas, suscitadas pelo Espírito Santo, que nós, espiritanos, somo chamados pelo Pai e «segregados» (cf.Act.13,2) para anunciar a Boa Nova do Reino, no seguimento de Seu Filho» RVE 1.
Para os que quiserem ver o ambiente capitular, basta clicar aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário