quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ultreia... em San Antonio

Durante três dias, o pequeno município de Santo António vestiu-se com o seu melhor fato de gala. Também não era para menos... O ruído dos alegres e fortes foguetes ainda ecoavam nos ouvidos...
O motivo era a festa em honra de Santo António de Pádua, ou de Lisboa!!! É o mesmo santo!!! Não se confundam...
Na tarde de domingo, 14 de Junho, o termómetro marcava 45 graus e o sol estava no seu ponto mais forte. Por volta das duas da tarde chegou o autocarro com os fieis da paroquia de Nossa Senhora de Guadalupe. Vinham de: "O Pujal", "La Marina", "El Lobo", "A Cuiche", "O Pormenor", e "Tantizohuiche" da Cd Valles, e inundaram a praça municipal de Santo António com um colorido de alegria e fé. Pareceu-me um dia feliz de Primavera, pois todos os que chegaram traziam uma bandeira, ou um balão, ou um lenço colorido, dando assim um ambiente espectacular de Primavera a este domingo de calor infernal. Deste modo, o forte sol não conseguiu desanimar o entusiasmo dos que rapidamente começaram a subir a rua que os levava à Igreja Paroquial.
- "Norma, por favor, apontas os nomes, está bem? E tu, Neptalí, por favor, entregas também os crachás, certo?", Perguntava Reyna, cursista de Santo António, com um sorriso estampado no rosto e um misto de alegria e preocupação.
- "Claro", responderam-lhe.
- "Obrigado. Que lindo puder contar com o apoio de vocês ". - reconheceu.
Alguns minutos mais tarde, os primeiros cursistas, de El Pujal, apareceram na porta principal da Igreja de Santo António.
- "De colores!!", gritaram eles, como que dizendo "já chegámos!"
Em poucos minutos a igreja estava repleta de todas as cores da alegria, realmente, havia festa. Foi a festa "De Colores"!
Depois da apresentação e da música "De Colores", a presidente diocesana, Sra. Bertha, incentivando todos os presentes, falou sobre a importância de viver a dinâmica do crescimento na fé deste movimento seguindo os três passos: a reunião de grupo, a Ultreia paroquia e a escola de grupo.
Continuando com o programa, Elisa Cabrera, cursista de Santo António, fez a palestra sobre a necessidade de um ambiente propício para que cada cristão possa desenvolver -se plenamente. No final da palestra, foi cantado com muita alegria a música: "Você veio, Senhor Jesus!". Bem, realmente, olhando os rostos de todos nós podia-se afirmar que Jesus estava realmente presente. Como o centurião no Monte Calvário, penso que cada um também podia exclamar: "Em verdade, aqui no nosso meio está Jesus!"
As seis cursistas de San Antonio, - a Reyna, a Elisa, a Crecencia, a Esdras, a Guadalupe e a Guadalupe Neri deram o seu testemunho e partilharam as suas experiências.
Com algumas músicas alegres, deu-se inicio à marcha pelas ruas de Santo António. Todos nós fomos caminhando e cantando, dando vivas ao nosso grande amor: Jesus Cristo! E para comemorar, em seguida, celebrou-se a Santa Missa neste domingo, com a participação de todos.
Terminada a mesa da Eucaristia, tivemos a bela oportunidade de conviver com as novas cursistas, seguindo as pegadas dos primeiros cristãos, que com generosidade e com todo o coração, partilhavam os seus dons e qualidades, não excluindo os dons culinários...
Na verdade, foi uma bela tarde. Ou, como uma meia-voz, Elisa dizia: "Que imensa alegria enche meu coração!" ¡De Colores!

«Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa». Jo. 15,11

Sem comentários:

Enviar um comentário