quinta-feira, 11 de junho de 2009

Marcha de Jovens - Pentecostes

- “Padre, os jovens da confirmação já estão preparados para a marcha...
- “Ah!.., Ok, Tomás, que bom... dá-me mais cinco minutos para organizar o que ainda falta, e saímos depois...
Tomás tem 45 anos, está casado com Catalina, têm cinco filhos e vive na comunidade de Altzajib, a qual se situa a uma hora e meia de distância de San Antonio. Isto se o caminho for feito de camioneta. Tomás e Catalina são os catequistas da confirmação desta comunidade.
Depois de vários anos doente, Catalina, como gesto de agradecimento a Deus, pela sua recuperação, decidiu oferecer-se como voluntária para catequista do curso da Confirmação. Tomás, vendo a dedicação da sua esposa, juntou-se a ela. Desde há dois anos, este casal, sábado atrás de sábado, partilham, analisam e debatem o catecismo com um grupo de 20 jovens.
No dia 31 de Maio de 2009, reuniram-se na Igreja Paroquial mais de trezentos jovens oriundos de todas as comunidades de San Antonio: Altzajib, Lejem, Colonia Altamira, Tanchahuil Centro, Tanchahuil II Sección, Cuechod, San Pedro, Pokchich, Patnel, Xolol e Tocoy.
À hora marcada, 11.30 horas da manhã, desfilaram pelas ruas e pobres avenidas desta pequena cidade. Tomás e Catalina levantaram-se às cinco da manhã e duas horas depois, concluídos todos os seus afazeres, foram à capela de Altzajib para esperar pelos jovens. Uma vez que tinham combinado sair para San Antonio às sete e meia da manhã. Como o tempo ameaçava chuva, mais vale sair cedo, porque existe a possibilidade de ficar encalhado no barro do caminho, pois o caminho entre Altzajib e San Antonio é de terra batida.
Na Igreja, já se ouviam os primeiros acordes das guitarras e o coro paroquial, quando os jovens de Altzajib chegaram com Tomás e Catalina. Antes da marcha, realizou-se uma assembleia de oração dirigida pelo movimento da renovação carismática católica. Ao terminar esta assembleia, muitas pessoas, da paróquia, estavam admiradas com o grande número de jovens presentes.
Meia hora antes do inicio da Santa Missa, organizados em quatro filas, estes trezentos jovens com lenços, balões, bandeiras e outras coisas parecidas, passearam pelas ruas de San Antonio, cantando e gritando que com a força do Espírito a vida ganha sentido. Tomás, com um misto de preocupação e emoção, veio chamar-me, a hora já ia avançada e era necessário dar inicio à marcha, até por que o sol ia subindo e a temperatura aumentando...
Como resposta ao pedido da conferência episcopal mexicana, realizada no passado mês de Abril, consagrou-se esta nação ao Espírito Santo. A sua oração foi lida, rezada e distribuída neste dia em todas as paroquias e templos.
Aqui, em San Antonio, os jovens, depois da Marcha, cantaram e declamaram esta oração de consagração, pedindo pela paz e segurança em todo o país. Nos últimos meses, este país, de norte a sul, tem sido varrido por uma onda de violência sem precedentes, fruto do narcotráfico. Todos os dias, é notícia que em determinada cidade houve um ataque de grupos armados; todos os dias há gente que é sequestrada. Contra esta espécie de terror diário, os bispos pediram aos católicos mexicanos que rezassem pela consagração ao Espírito Santo.
Como há 85 anos atrás, quando este país era devastado pela “Guerra Cristera” (guerra civil mexicana entre 1926 e 1929, que dividiu o país por causa das leis de separação entre a Igreja-Estado e que a igreja sofreu uma intensa perseguição, em especial os sacerdotes), os bispos, como resposta à perseguição que a Igreja sofria, consagraram o país ao Espírito Santo. Passados alguns meses, o Espírito Santo falou. A paz nasceu novamente neste país.
Assim, como há 85 anos, os bispos perante este terror resolveram consagrar, novamente, o país ao Amor deste Santo Espírito. Em todas as dioceses, neste dia de Pentecostes, efectuou-se a consagração do México ao Espírito. O objectivo principal foi pedir a paz, a segurança e o crescimento da fé no coração de todas as famílias mexicanas.
Os jovens de San Antonio, cheios de alegria, unindo as suas vozes cantaram ao Espírito Santo e gritaram numa só voz: “Vem Espírito Santo e dá-nos a tua Paz!”

«Quem diz que permanece em Deus também deve caminhar como Ele caminhou». 1Jo 2,6

Sem comentários:

Enviar um comentário