sábado, 20 de setembro de 2008

Fiesta Patria

A 16 de Setembro, de norte a sul do México, há uma grande celebração da Pátria, para comemorar o dia da Independência. O país veste-se de verde e vermelho, cores da bandeira nacional. Há carros com adornos alusivos a esta festa. As famílias reúnem-se, comem juntos uma carne assada - estilo churrasco e, claro, bebem cerveja corona, esta não pode faltar, assim como o Tequila, para que os gritos de alegria se expelem a plenos pulmões!!!
Este ano, na cidade colonial de Morelia, estado de Michoacán, que dista de San António umas 14 horas de carro, ocorreu uma tragédia... Umas 15 pessoas morreram, fruto de um atentado terrorista que deflagrou na noite de 15 para 16 de Setembro na praça central da cidade de Morelia. O mais lamentável deste ataque foi a frieza desta acção contra civis desprotegidos, em especial, as crianças que acompanhavam os seus pais na noite mexicana, vestidas a rigor para a festa.
Como manda a tradição, em cada câmara municipal, o presidente com a sua equipa toca o sino que evoca o gesto de independência, que há duzentos anos Miguel Hidalgo realizou na Igreja de Dolores, convocando a pegar em armas e lutar por um México livre e independente.
Triste momento, e cobarde acto!

«Com efeito, a maldade é cobarde e por seu próprio testemunho se condena; pressionada pela consciência, sempre imagina o pior». Sab 17,10

1 comentário:

  1. Sigo tus blogs, y te tengo en los enlaces de nuestra web: espiritanos.es. Puedes visitar también mis blogs de memorias de África en espiritanos.blogspot.com
    Un saludo. Juan Lázaro.

    ResponderEliminar