sábado, 20 de setembro de 2008

Tanchachin... Curso Propedêutico...

O seminário diocesano de Cd. Valles tem duas valências: o seminário menor - que tem a sua morada num edifício citadino, situado nos arredores de Cd. Valles; e o Curso de Introdução à Filosofia - estilo curso propedêutico, que se situa na comunidade de Tanchachin, município de Aquismón, S.L.P..
O reitor deste curso ou etapa é o Pe. Roberto Trejo, natural de Tamuin, que foi ordenado no ano 2003. Primeiro trabalhou na paroquia de Santiago de los Valles, mesmo no coração de Cd. Valles. Há dois anos assumiu a responsabilidade pedagógica como director desta etapa formativa para os jovens que desejam ser sacerdotes.
No ano passado, o Pe. Roberto pediu-me se o podia apoiar, dando um curso de espiritualidade aos rapazes que frequentam este curso. São sete jovens. Três deles provieram do seminário menor e os outros quatro entraram directamente para esta fase de preparação para a vida sacerdotal por causa da idade.
Todas as segundas-feiras, passo a manhã com este grupinho de jovens entusiastas. Tenho que me levantar bem cedo!!! Às seis da manhã, já tenho que estar ao volante, rumo à comunidade de Tanchachin. Às oito, iniciamos o curso de espiritualidade. Depois de um breve descanso, faço acompanhamento espiritual e termino com a celebração da Santa Missa. O mais bonito de este trabalho é ver jovens crescer na aventura de chamar a Deus por Pai e com eles viver a alegria da doação pelo Reino de Jesus Cristo... ou como me partilhava um deles, que aos 33 anos decidiu deixar um emprego bem remunerado para entrar no seminário: tomei esta decisão por que o meu coração querer estar enamorado por Deus e com Deus! De facto, há razões que só o coração conhece!!!

«E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma actividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo. Assim, deixaremos de ser crianças, batidos pelas ondas e levados por qualquer vento da doutrina, ao sabor do jogo dos homens, da astúcia que maliciosamente leva ao erro; antes, testemunhando a verdade no amor, cresceremos em tudo para aquele que é a cabeça, Cristo.» Ef 4,11-15

Sem comentários:

Enviar um comentário