sábado, 19 de julho de 2008

K'ak'námal yán! - Muito obrigado a todos! - Muchas gracias a todos ustedes!

Na cultura teneek, quando alguém quer agradecer um favor, ou dar uma mostra da sua gratidão, como por exemplo, quando os pais de um miúdo que foi baptizado querem agradecer aos compadres pela disponibilidade que manifestaram em aceitar ser padrinhos, o costume e a tradição teneek mandam que os pais ofereçam um "bolín" (espécie de bola de carne, tão típica como a de trás-os-montes), refrigerantes, pão doce e café aos padrinhos, na casa destes. Na casa da família que recebe a oferta, faz-se um altar, adornado com um ou dois arcos e flores, sendo colocados os presentes da oferta neste altar.
Depois de uma pequena oração, realiza-se a bênção das oferendas e há um pequeno ou grande convívio, conforme cada caso... Assim, se estreitam laços de amizade, de parentesco e compadrio (ser compadre é algo único e especial no México), assim como se manifestam os sentimentos de gratidão.
A todos vocês que, de imediato, partilharam, uniram-se em oração ou escreveram palavras de ânimo e esperança, gostaria de oferecer-lhes uma altar de gratidão segundo este belíssimo costume teneek. Em nome de todos os afectados pelas inundações do passado mês de Julho, desde o fundo do meu coração, quero agradecer-lhes por tanta generosidade, amizade e caridade cristãs. Muito obrigado! Muchas gracias! Ou, como diz o povo teneek: “K'ak'námal yán!”

«Antes de mais, dou graças ao meu Deus por todos vós, por meio de Jesus Cristo, pois a vossa fé é proclamada em todo o mundo. Pois Deus - a quem presto culto no meu espírito, anunciando o Evangelho do seu Filho - me é testemunha de como constantemente me lembro de vós, pedindo sempre nas minhas orações que tenha, finalmente, ocasião de ir ter convosco; assim Deus o queira». Rom 1,8-10

Sem comentários:

Enviar um comentário