segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comunidade do Cuiche e Don Mário Moreno...

Na passada terça-feira, visitei a comunidade de "El Cuiche", que fica a uns vinte quilómetros de distância de Cd. Valles. Isto é, saí da paroquia de El Pujal, passei por Cd. Valles (que dista uns cinco km de El Pujal) e depois apanhei o caminho para esta comunidade de nome El Cuiche (significa tamale de milho... para os que não sabem, tamales é uma espécie de rissol de carne, ou de verdura, ou de doce).
Esta comunidade é composta pelas famílias que inicialmente trabalhavam no Rancho "El Detalle", propriedade do falecido Don Mário Moreno. Penso que todos sabemos quem ele é, ou era, uma vez que já faleceu... Mas, posso ajudar!!! Certamente, que se lembram do famoso e célebre filme mexicano "El Padrecito", ou dos famosos ditos e filmes de Cantinflas...
Bem, para mais informação podem ir a www.wikipedia.es (claro em espanhol!!! Lol...), e verão quem era este personagem... ou talvez melhor, recordarão os seus filmes, dos seus ditos, do seu estilo inconfundível. Como por exemplo, a sua famosa frase dita nas Nações Unidas no filme "Sua Excelência": «Jesus disse: 'amem-se uns aos outros', mas vocês mudaram para 'armem-se uns aos outros'». Sem dúvida, está bem actualmente e com muito estilo e picardia!!!
Convido a ver este vídeo, basta clicar neste link: http://www.youtube.com/watch?v=mwah9BYsyUY (ou esta outra cena muita famosa do mesmo filme: http://www.youtube.com/watch?v=6MXDU0bXQSY).
O interessante deste rancho "El Detalle", ao contrario de muitos outros, está na forma como foi criado, administrado e herdado. Foi criado por Don Mário, com a fortuna que fez ao largo da sua vida artística. Foi administrado em favor dos seus trabalhadores e, com os seus lucros, criaram-se inúmeros lares estudantis para jovens sem recursos e casa de órfãos, visando sempre dar pão e educação a quem o destino parecia negar. Inúmeras pessoas formaram-se integralmente devido à solidariedade de "Cantinflas". À sua morte, os seus trabalhadores do Rancho foram os herdeiros directos do mesmo. Uma conta bancária criou-se para continuar a dar pão e educação aos lares e casas de orfãos... Na verdade, o génio artístico aliado a um coração humano 'de diamante' idealizaram um projecto digno de admiração e que, sem margem para dúvidas, é soberbo!

«Acima de tudo, mantende entre vós uma intensa caridade, porque o amor cobre a multidão dos pecados. Exercei a hospitalidade uns com os outros, sem queixas. Como bons administradores das várias graças de Deus, cada um de vós ponha ao serviço dos outros o dom que recebeu.» 1Ped 4,8-10

Sem comentários:

Enviar um comentário