quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vigilia de Páscua - baptismo de 6 jovens... Noite de Vida Nova...

Foram seis jovens que iniciaram em Janeiro o curso preparatório para a Iniciação Cristã, tinham idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos e dois deles já estavam casados pelo civil. Isto é, já viviam como casal, há mais de cinco anos juntos e queriam formalizar o seu compromisso matrimonial. Uma da esposas não era baptizada, não podendo o casal receber o sacramento do matrimónio. Então como é lógico, tinha que ser iniciados à vida cristã. Através do Sr. Alberto, catequista de El Progreso, Glafira veio explicar o seu caso e pedir informações para poder ser baptizada.
A ela, juntaram-se mais cinco jovens. Todos eles provinham de famílias ditas cristãs... porque nenhuma delas se preocupou em dar a devida educação cristã aos seus filhos... "É que quero, Padre, que seja o meu filho a escolher a religião que vai seguir!..." A realidade diz-nos que nem escolhem nem seguem... infelizmente, o problema começa com a pouca participação da vida de Igreja dos pais, e como, de pequenino é que se torce o pepino, depois já não torce, parte!... Enfim, isto é o que acontece para estes lados, infelizmente... e resultado da cultura mexicana e da educação familiar...
Na Vigília da Páscoa, estes seis jovens foram baptizados, numa celebração muito emotiva para os seus familiares e padrinhos. Foi uma celebração pouco demorada, três horas e media, mas que continha uma imensa vida festiva.
As pessoas de San Antonio já estão habituadas a estas celebrações, devido ao programa catequético desenvolvido a partir do Pe. Paco (sacerdote espiritano francês). Há sempre pessoas que vêm de fora só para ver este jovens ou adultos a serem baptizados, porque nunca tinham visto tal coisa... No fim desta celebração, ouvi o comentário de uma senhora que pertence à parroquia vizinha a dizer à sua comadre, que a acompanhava, que realmente era verdade isto de baptizar pessoas já crescidas. Tinham-lhe comentado e não acreditava... Era uma "Tomasa"!!!

«Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição». Rom. 6,4-5

1 comentário:

  1. Ola Tiago!
    Un vrai baptême par immersion totale: que c'est magnifique.

    J'espère que tu vas bien !
    Un abrazo

    Guîta

    ResponderEliminar