quinta-feira, 24 de abril de 2008

Quinta-feira Santa...

Nesta quinta-feira, na comunidade Lejem, que se situa a uns 5 km de San Antonio, o P. Suavek presidiu à Santa Missa da Instituição da Eucaristia.
Como é tradição tenek, em vez do ritaul do lava-pés, fez-se lava-mãos dos doze apóstolos. Nesta cultura, o gesto de lavar as mãos é muito importante. Realiza-se em sinal de respeito, de aproximação e de manifestação da vontade em servir a comunidade e de trabalhar pelo bem comum. Este rito tenek é realizado da seguinte maneira: a autoridade da comunidade toma as mãos da pessoa escolhida (neste caso, o padre toma as mãos dos apóstolos designados), lava as mãos e a boca de cada um de eles. Depois disto, coloca-se a cada um deles uma coroa feita com "limonaria" (espécie de cedro) em sinal de aceitação e compromisso com a comunidade.
Assim se vive a fé por estes lados...

«Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes:
"Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me 'o Mestre' e 'o Senhor', e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática"». Jo. 13,12-17

Sem comentários:

Enviar um comentário