quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Os padrinhos... o agradecimento...

No passado dia 11 de Novembro, na comunidade de Tocoy, cerca de 55 adolescentes viveram a sua primeira comunhão.
Às quarto da tarde, todos os membros desta comunidade reuniram-se no adro da igreja antiga. Organizou-se uma procissão e nos dirigimos para a actual igreja.
Foi muito consolador ver uma comunidade reunida, isto porque, Tocoy sendo uma das maiores comunidades da paroquia, é também a que mais divisão vive e provoca. Há muitíssimos conflitos humanos nesta comunidade. Mas neste dia, as zangas, os problemas e as divisões se esqueceram e viveu-se uma festa sem igual. Houve espaço para as danças tradicionais assim como para a música indígena...
Na primeira foto deste artigo, vemos os padrinhos a realizarem o gesto indígena de agradecimento aos pais por terem sido escolhidos para padrinhos. De joelhos, os padrinhos entregam o afilhado e agradecem o convite e a responsabilidade.
Na segunda foto, vemos os músicos tradicionais, todos com instrumentos feitos à mão e elaborados por eles.

«A Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a Vida eterna
que estava junto do Pai e que se manifestou a nós -
o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.» 1Jo 1,2-3

1 comentário:

  1. que maravilla!! el arpa en los sones huastecos practicamente ha desaparecido. observo un instrumento creo que es de percusión. tengo que darme una vuelta por esas comunidades tenek.

    saludos parroco.

    ResponderEliminar