quarta-feira, 10 de outubro de 2007

"Cabalgata huasteca"...

No passado dia 29 de Setembro, na paroquia vizinha de Tancanhuitz, realizou-se uma iniciativa criativa para angariar fundos para a remodelação da Igreja paroquial, que é monumento arquitectónico e nacional de grande valor.
Convidado pelo pároco e amigo, Pe. Juan Magdalena, fui participar na "Cabalgata Huasteca 2007", em honra de San Miguel Arcangel.
Para poder cavalgar como pároco convidado, tive de me socorrer no Sr. Carlos Sanchez, paroquiano de San António, que se ofereceu para me acompanhar...
Claro que tive que ir vestido a rigor: botas, calças de ganga, 'sombrero' e, com certeza, chaparreras, isto é, a espécie de protecção para as calças... todo um vaqueiro!!!
Foram mais de 200 cavaleiros, gentes de Tancanhuitz, de San António, de Tanquián, de Tampamolóm, enfim, a comunidade cristã da huasteca potosina reuniu-se em festa para celebrar San Miguel, como também em solidariedade comunitária em favor da Igreja paroquial.
Este dia amanheceu chuvoso. Na hora da cavalgada, "San Pedro" teve misericórdia dos cavaleiros e, certamente, reconheceu que a intenção desta festa huasteca!
Na tarde, houve a festa mexicana: charreada, espécie de pega de touros, mas sem pega, mas com montada do touro!!!...
Foi uma bonita festa mexicana, uma maneira comunitária e criativa de angariar fundos para a remodelação da Casa de Deus.

1 comentário:

  1. Un verdadeiro cowboy!!! :) Hablo con invidia, claro... Viva el México lindo!!

    ResponderEliminar