terça-feira, 16 de outubro de 2007

Encontro de Pastoral da Comunicação Social...

Durante a semana 15 a 19 de Outubro, estive em Hermosillo, estado de Sonora, no noroeste do México, para o XVII Encontro Nacional de Responsáveis da Pastoral da Comunicação Social.
Como membro da comissão diocesana de Pastoral da Comunicação Social de Cd. Valles, tive o prazer de participar neste encontro. Estavam cerca de 100 participantes de todas as dioceses do México.
Hermosillo é uma cidade muito agradável. Foi recebido com muita simpatia (do dia da minha chegada até aos últimos minutos neste cidade nunca me senti estrangeiro; a comissão diocesano apadrinhou cada participante com uma família...), assim como cada um dos cerca de 100 participantes. Éramos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, vindo de diferentes dioceses. E todos nos sentimos em casa fruto do calor humano e cristão das gentes de esta maravilhosa terra.
O Arcebispo de Hermosillo, D. Ulisses, no seu discurso de bem-vinda nos realçava o carácter hospitaleiro e trabalhador dos cristãos sonorenses. De facto, fomos recebidos com o coração e, como dizia alguém, "vivemos uma semana de encontro nacional num hotel, mas nunca pareceu hotel, mas sim uma casa familiar numa encontro de irmãos!"

«Ele respondeu: "Quem são minha mãe e meus irmãos?" E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: "Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe".» Mc. 3, 33-35

2 comentários:

  1. olá,
    Digamos que Hermosillo até parece um lugar paradisíaco para se trabalhar... o único problema são as praias, a piscina, as visitas à região, .... Mas como nada é perfeito, tu aproveitaste tudo o que a região oferecia... Parabéns! Mais uma região que me podes mostrar LOLOL

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Imagino que tenha sido uma semana de partilha, de trabalho, de explorar terras nunca antes caminhadas... Esse ritmo aceerado entre palestras, conferências, muito estudo compensou com a paisagem, as visitas turísticas, a praia, o hotel de luxo... A comunicação social é mesmo isso: entrar em contacto em qualquer lugar, independentemente dos recursos e veicular uma mensagem não só para informar mas muitas das vezes para se entranhar. Neste caso experimentaram e anunciaram o ACOLHIMENTO de Hermosillo
    Também quero comunicar assim :-)

    ResponderEliminar