quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Andar a cavalo... na vida de missionário...

Depois das recentes chuvas, fruto das tormentas tropicais que têm assolado este região mexicana da serra madre oriental, vi-me na necessidade de voltar aos velhos tempos em que os padres percorriam esta terra a cavalo.
Algumas comunidades ficaram com os caminhos cortados, outras intransitáveis... no meio de tudo isto, o único meio de transporte rápido, seguro e cómodo ainda é o cavalo.
Felizmente, o México é uma terra de cavalos, de cavaleiros, de gente que nasce na sela! Assim, se diz por aqui, por que desde os 4 anos de idade que os rapazes começam a subir e a montar os cavalos...
Então, não há outro remédio do que aprender esta arte de andar a cavalo para não ser levado pelo cavalo mas levar o cavalo a que me leve!!!
Tenho visitado as comunidades cristãs ultimamente a cavalo e tem sido uma experiência muito interessante. Desde aprender a pôr a sela, como aprender a dizer ao cavalo quem manda, como descer do cavalo e aprender a pôr às costas a mochilas com tudo o que é necessário para a celebração da missa e assim por visitar cada comunidade e os seus doentes ou acamados...
Também os caminhos percorridos são outros e de uma maior beleza e encanto. Há lugares que por primeira vez passo e descubro uma outra maneira de olhar para a pequena e sempre airosa paroquia de San António!

«De facto, embora livre em relação a todos, fiz-me servo de todos, para ganhar o maior número. Fiz-me judeu com os judeus, para ganhar os judeus; com os que estão sujeitos à Lei, comportei-me como se estivesse sujeito à Lei - embora não estivesse sob a Lei - para ganhar os que estão sujeitos à Lei; com os que vivem sem a Lei, fiz-me como um sem Lei - embora eu não viva sem a lei de Deus porque tenho a lei de Cristo - para ganhar os que vivem sem a Lei. Fiz-me fraco com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para salvar alguns a qualquer custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para dele me tornar participante». 1ªCor. 9,19-23

2 comentários:

  1. Olá! Pareces um verdadeiro cowboy. Tens aqui um belo blog que gosto de consultar com regularidade. Continua o bom trabalho...no blog...e no México, um país especial para mim! Lisa

    ResponderEliminar
  2. Meu caro e estimado amigo, irmão no sacerdócio, que mudança de visual!!! lol
    É engraçado: hoje venho comentar este teu artigo e foto que já tinha lido e visto. Porquê? Digamos que, no domingo passado, Dia Mundial das Missões, falei de ti na homilia, na missa do Arco. As crianças e adolescentes estavam presentes na eucaristia para a abertura solene da catequese e as missões era o nosso tema, obviamente. Ao falar de missionários, disse-lhes que conheciam um missionário que está a trabalhar no continente "vermelho" americano. Eles responderam com o teu nome e lá fui partilhando as tuas experiências... e uma delas que realcei foi o teu novo meio de tranporte: andar à rancheiro, à cowboy. Eles deliraram :-)
    O anúncio de Jesus Cristo não tem limites, nem fronteiras, nem conhece barreiras. Tudo vale em nome de Cristo!!!
    "Proclama a Palavra, insiste em tempo propício e fora dele, convence, repreende, exorta com toda a compreensão e competência" (2 Tim 4,2)

    ResponderEliminar