sábado, 14 de fevereiro de 2009

O segundo dia (10.02.2009)

Às 9,30 horas, tivemos o nosso primeiro encontro que versou sobre a descoberta de la Lectio Divina, ou melhor dizendo, sobre o porquê de fazermos um retiro sobre a Palavra de Deus com o seguinte tema: “Discípulos e missionários da Palavra de Deus”.
Depois, fizemos um tempo de meditação pessoal...
Às 11.30 horas da manhã, tivemos novamente um momento de reflexão comunitária. Este momento incidiu sobre a necessidade e importância da leitura orante da Palavra de Deus na vida de cada missionário e sacerdote. Ser discípulo é ser aquele que escuta incessantemente a Palavra e ser missionário é ser um eterno anunciador da Palavra que se escutou... Ou, como dizia o Pe. Libermann (nosso fundador) aos seus missionários: temos de ser ouvintes atentos da Palavras para poder proclamar-la ou então seremos “adulterantes Verbum Dei” (= adulteradores da Palavra de Deus)!!!
Como conclusão comunitária, sentimos a necessidade de viver uma impregnação bíblica da nossa pastoral (estar empapado pela Palavra de Deus!), da nossa missão para ser sempre discípulos e missionários do Pai ao serviço do Reino...
Depois de uma refeição frugal, que alguns chegaram a pensar estar numa quarta-feira de cinzas antecipada, vivemos um momento individual de leitura orante da Palavra de Deus. Finalizado este momento, reunimo-nos em pequenos grupos para partilhar a experiência e as riquezas da Palavra de Deus.
A mim, tocou-me presidir à Eucaristia deste dia. No momento da homilia, fizemos um espaço estilo Taizé - com dois refrões dos mais conhecidos, cantámos intercalando frases bíblicas ou pequeninas invocações ou também súplicas... deu para partilhar abundantemente a imensa riqueza deste primeiro dia de retiro... Misericordias Domini in aeternum cantabo!

«A palavra de Deus é a primeira fonte de toda a espiritualidade cristã. Ela alimenta uma relação pessoal com o Deus vivo e com a sua vontade salvífica e santificadora. Por este motivo, a lectio divina tem sido tida na mais alta estima desde o nascimento dos Institutos de vida consagrada, e de maneira particular no monacato. Graças a ela, a Palavra de Deus chega à vida, sobre a qual projecta a luz da sabedoria que é dom do Espírito». João Paulo II, Documento “Vita Consacrata”, nº 94

Sem comentários:

Enviar um comentário