sábado, 14 de fevereiro de 2009

Retiro Espiritual, (09.02.2009)

Às sete da manhã, a camioneta Toyota saiu de San Antonio. O Pe. Suawek comentou: “Não há nuvens, não está muito frio nem parece que vai haver aquele calor abafado, tudo indica que vamos ter um dia maravilhoso até San Luís...”
Respondi-lhe que sim, que assim se mostrava o dia...
Chegámos a Cd. Valles às oito e um quarto e dirigimo-nos à casa da Sra. Lizzy para lhe entregar uma caixa com tamales (um petisco tradicional do México, espécie de rissol, envolvido em folha de bananeiro ou folha de milho) de queijo que tínhamos feito no dia anterior (estes são os meus preferidos!!! Deliciosos!!!). Tomámos um chá e demos dois dedos de conversa. Cinco para as nove da manhã, novamente na camioneta, dirigimo-nos para a estação de serviço que fica na estrada de saída de Cd. Valles para San Luís. Íamos esperar pelo Pe. Bernardo e pelo Pe. Victor, que vinham de Tampico, e como não sabiam o caminho, pediram-nos que fôssemos como seus 'Ananias'!
Depois de quase uma hora de espera em vão, Pe. Suawek e eu, partimos de Valles para Jesús María, localidade que se encontra a vinte cinco km de distância da cidade de San Luís, capital do estado, para aí na companhia de todos os espiritanos realizarmos o nosso retiro espiritual.
Chegámos à “Casa de Oración Nazareth”, às 2.00 da tarde. Esta pertence às Irmãs Missionárias do Espírito Santo. Foram fundadas por um padre francês que viveu toda a sua vida no México, Pe. Felix Rougier.
Cumprimentámos os primeiros espiritanos que já tinham chegado.
Nos indicaram os nossos quartos e lá fomos nós. Depois foi o almoço. E já de barriga cheia (o suficiente, eh!!!), fizemos a tão famoso “siesta”, desta vez fomos "a la mexicana"!!! Isto é, dormir ao calor do deserto.... uma vez que o lugar “Jesús María” está situado na região desértica de San Luís.
Às 9.00 da noite, depois de uma cena-jantar frugal, tivemos um encontro com o nosso orientador, Pe. Carlos Triana, colombiano, religioso da Congregação de Jesus e Maria, mais conhecida pelos Eudistas. Deu-nos uma meia hora de reflexão sobre a necessidade de realizar individual e comunitariamente a “Lectio Divina”, mais conhecida como a Leitura Orante da Palavra de Deus (para os que gostam, na web de CELAM, há um sítio dedicado a isto: “LECTIONAUTAS”!).
Terminou este encontro de motivação com uma reflexão sobre os sete retiros que Jesus fez (para os que tenham interesse em saber mais sobre estes retiros, podem-me pedir que eu envio...). Animados e motivados, fomos descansar, para iniciar este retiro com Jesus, por Jesus e em Jesus!

«A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai». Cl 3,16-17

Sem comentários:

Enviar um comentário