sábado, 21 de junho de 2008

Encontro de Espiritanos para o Pentecostes

Durante os dois primeiros dias de Maio, reunimos-nos na cidade do México, para o nosso encontro de comemoração da fundação da congregação. Para todos os que não sabem, a Congregação do Espírito Santo nasceu no dia de Pentecostes no ano 1703, na cidade de Paris, pelo seminarista Cláudio Poullart des Places na igreja de Saint-Étienne-des-Grès. Nesse ano, o Pentecostes coincidiu com o dia 27 de Maio. Por isso, todos os anos reunimos-nos e festejamos a fundação da nossa congregação no dia de Pentecostes.
Na casa de formação espiritana, "Casa Libermann", todos os espiritanos que vivem e trabalham neste pais reunem-se para celebrar a fundação da congregação do Espírito Santo. Também nos acompanhavam os leigos que colaboram connosco nas diferentes paroquias e projectos espiritanos.
À uma da tarde, depois das habituais boas-vindas por parte dos anfitriões, tivemos um momento de oração, recordando o gesto memorável daquele Pentecostes de 1703. Recordámos os espiritanos; os seus trabalhos missionários; pedimos pelas vocações missionárias; pelos jovens em formação; enfim, pela missão espiritana. Depois deste momento, tivemos um almoço partilhado.
Quando caiu a noite, na capela de La Cascada, tivemos um momento de oração ao Espírito Santo. A coordenação foi da responsabilidade do movimento de Renovação carismática. No fim deste momento, celebrámos a Santa Missa de acção de graças pela Missão Espiritana actual. E como "ubi misa, ibi mensa", no amplo adro da capela, realizámos um convívio fraterno e festivo.

«Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor"». Lc 4,16-19

Sem comentários:

Enviar um comentário