terça-feira, 27 de março de 2012

Bento XVI no México

No dia 10 de Novembro de 2011, em Roma, se anunciou que desde o dia 23 ao 26 de Março de 3012, o Papa Bento XVI estaria de visita apostólica ao México. Quando a notícia desta visita se confirmou, pode-se afirmar, em total abono da verdade, que este imenso país católico regozijou de alegria. Muitos meses antes, era normal escutar a pergunta: “Quando virá o Papa ao México?” “Porque não vem o Papa ao México?” Estas e outras perguntas parecidas ouviam-se, com frequência, nas reuniões dos diferentes presbitérios, assim como também nas conversas quotidianas dos fiéis.
Por isso, quando se anunciou a visita de Bento XVI para este ano de 2012, durante uma semana este foi o grande tema de conversa nos mais importantes meios de comunicação social nacionais. De todos os lados, se escutavam reacções de alegria, de emoção e felicidade a esta visita tão esperada. Foi uma larga espera, mas valeu a pena por que a alma não é pequena…
A conferência episcopal mexicana (CEM) pediu a todas as paroquias que durante o mês de Janeiro se realizaram vigílias, celebrações eucarísticas, adorações ao Santíssimo Sacramento o outros momentos comunitários de oração como meios de preparação para esta visita. Foi um preparar o coração para receber a alguém que nos visita e que seguramente dará um alento especial ao catolicismo mexicano.
Nas palavras do arcebispo da Cidade do México, Norberto Rivera, o Santo Padre, com esta visita, vem dar com um claro mensagem de esperança e paz a um México que tem sofrido na pele bastante por causa da violência, em especial nos últimos quatro anos.
Na verdade, nos últimos três a quatro anos, México tem vivido dias de muita violência, ligada ao narcotráfico e não só. Os sequestros, os tiroteios e demais fenómenos de violência, nas ruas em pleno dia, fizeram com que a tranquilidade e paz de tantas cidades e aldeias desaparecessem. Um fenómeno actual e que é fruto de este ambiente de violência é a fuga massiva de muitas famílias das pequenas cidades para as grandes metrópoles mexicanas, tais como Cidade do México, Guadalajara, Monterrey e também para o país vizinho.
No ano passado, se deram por terminadas os festejos de duas grandes celebrações nacionais: os 100 anos da revolução mexicana e os 200 anos da Independência de México; foi triste ver que eventos festivos que afirmam a juventude e a história recente de este país foram vividos baixo uma “onda” de violência nunca antes vista. Tristemente!
Neste contexto, a Igreja promoveu uma campanha pela paz e reconciliação, com o tema: Com Cristo, rezo pela paz e reconciliação! Também, neste mesmo ano, nasceu um movimento civil integrado por muitas organizações defensoras dos direitos humanos e muitos religiosos que fizeram varias caravanas ao largo de este imenso país promovendo a paz e a justiça com dignidade. Foi um toque à consciência! E um grito: muitos excessos de violência, de falta de paz são cometidos por gente baptizada, por crentes, por gente de fé… e então vem a pergunta: onde está a evangelização? Onde está a Fé? Onde está o grande amor à Morenita de Teyepac (nome dado com carinho pelos mexicanos à virgem de Guadalupe e celebrada com grandíssima ternura no dia 12 de Dezembro)?
O Papa visita León, cidade capital do estado de Guanajuato, que se poderia quase definir como o jardim de vocações; esta cidade situa-se no coração do território nacional. Na revolução mexicana, nos princípios do século XX, muitos cristãos morreram nesta terra gritando: “Viva Cristo Rei!” E como nos primeiros tempos do cristianismo em que o sangre de mártires era semente de cristãos, nesta região dá-se precisamente o mesmo fenómeno.
A uns quantos quilómetros de esta cidade de León, está a cidade de Silao, na qual o Papa Bento XVI celebrará a Santa Missa no dia 25 com uma enorme multidão que se espera que seja ao redor de 3 a 4 milhões. No monte, que se chama o Cerro do Cubilete, como sentinela vigia esta cidade de Silao, está erigido um momento a Cristo Rei, que se eleva na parte mais alta de este cerro e que representa a unidade do povo de México na fé católica e um sincero homenagem aos mártires da guerra cristera (os que morreram na guerra da revolução mexicana gritando "Viva Cristo Rei").
É nesta cidade e nesta região de mártires que Bento XVI visitará o México e que proclamará um mensagem de fé e esperança. Há muita emoção, a alegria e esperança nesta sua primeira visita. O Beato João Paulo II gravou no coração dos mexicanos uma ternura e carinho impressionante. Certamente, que Bento XVI reactivará esse amor ao santo Padre no coração deste povo com palavras de esperança e alento para que se construa um México justo e em paz.
A CEM está realizando uma intensa campanha de promoção de Bento XVI, dando a conhecer aos fiéis o lado humano deste Homem, vestido de branco, assim como também dados de Bento XVI como Baptizado, como Sacerdote, como Teólogo, como Cardinal, como Perfecto da Congregação para a Doutrina da Fé.
Numa palavra, se realiza neste momento e desde do mês de Fevereiro uma activa promoção “publicitária” divulgando, anunciando pelos modernos meios de comunicação, Twitter, Facebook e outros quem é este Homem, vestido de branco, e que, em menos de 10 dias, visitará e pisará o solo mexicano.
Para mais informação e para os que queiram fazer um seguimento mais detalhado da visita do Santo Padre ao México, aqui lhes deixo estes links: http://www.benedictomexico.mx, http://www.visitapapal.com e http://www.visitapapalenleon.mx/, assim como o da CEM: www.cem.org.mx para mais informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário