quarta-feira, 29 de julho de 2009

Segundo dia de Capítulo

Na manhã da terça-feira, 28 de Julho, iniciámos com as reflexões preparatórias das duas Comissões: "Vida do Grupo" e "Formação". É sempre importante reflectir sobre a razão que nos leva a viver neste país e, de maneira especial, sobre a actualidade da nossa vida religiosa e missionária. Numa palavra: vida espiritana.
O Pe. Jean Paul Hoch, como convidado-assistente especial ao nosso capítulo, pediu-nos que seguíssemos os passos de Cláudio Poullart des Places, continuando a dedicar a nossa vida e missão aos grupos e pessoas mais abandonadas da sociedade mexicana, como o temos feito ao longo destes 38 anos de historia espiritana no México. Formados pobres para servir os mais pobres e com eles descobrir a enorme riqueza do Reino. A nossa formação e vida só se entende com este sal. Este dá sabor à nossa vida espiritana.
Na foto, pode-se observar o Superior Geral, na celebração inicial do Capitulo, fazendo uma varrida ao Pe. Casimiro, no inicio da oração indígena aos quatro pontos cardeais. Esta oração termina com a referência ao quinto ponto cardeal, ao novo mundo, ao centro do universo para onde tudo e todos convergem, que é Cristo e o seu Reino.

«Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor".» Lc. 4,14-19

Sem comentários:

Enviar um comentário