

Às quarto da tarde, todos os membros desta comunidade reuniram-se no adro da igreja antiga. Organizou-se uma procissão e nos dirigimos para a actual igreja.
Foi muito consolador ver uma comunidade reunida, isto porque, Tocoy sendo uma das maiores comunidades da paroquia, é também a que mais divisão vive e provoca. Há muitíssimos conflitos humanos nesta comunidade. Mas neste dia, as zangas, os problemas e as divisões se esqueceram e viveu-se uma festa sem igual. Houve espaço para as danças tradicionais assim como para a música indígena...
Na primeira foto deste artigo, vemos os padrinhos a realizarem o gesto indígena de agradecimento aos pais por terem sido escolhidos para padrinhos. De joelhos, os padrinhos entregam o afilhado e agradecem o convite e a responsabilidade.
Na segunda foto, vemos os músicos tradicionais, todos com instrumentos feitos à mão e elaborados por eles.
«A Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a Vida eterna
que estava junto do Pai e que se manifestou a nós - o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.» 1Jo 1,2-3
que maravilla!! el arpa en los sones huastecos practicamente ha desaparecido. observo un instrumento creo que es de percusión. tengo que darme una vuelta por esas comunidades tenek.
ResponderEliminarsaludos parroco.