sábado, 5 de maio de 2007

.... de 12 países diferentes


O carácter internacional e multicultural que, felizmente, tenho vivido no México, é consequência directa de pertencer a um grupo missionário muito internacional, o qual está num pais altamente diverso deste ponto de vista.
Actualmente somos 20 membros, vindo de 12 países diferentes, o que pressupõe como cariz fundamental de este grupo a tolerância e a fraternidade. Aliás, este tem sido o esforço nos últimos anos e, sem este aspecto, julgo que muito do trabalho pastoral, comunitário e missionário não teria sido possível.
Ainda que a nossa dimensão como grupo seja pequena nos números, não deixa de ser atractivo e desafiante os pequenos projectos deste grupo, em especial a Pastoral indígena. Cada uma das paróquias confiadas, tenta implementar um programa de acção pastoral, que tem como dimensão integradora a inculturação indígena no processo da celebração da Fé.
Na realidade e sem falsas modéstias, a diocese de Ciudad Valles tem crescido muitíssimos nos últimos anos, graças à colaboração dos espiritanos neste campo. O resgate de ritos celebrativos indígenas, como por exemplo o “Qu’etomthalab”, que é um rito indígena de agradecimento a Deus pela colheita, assim como muitos outros. Penso que são pequenos sinais de este imenso trabalho missionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário